Quarta, 08 Outubro 2014

9 dicas para reduzir o abandono de carrinho em sua loja virtual

Atualmente, é comum que um cliente entre um site e-commmerce, faça uma pesquisa, escolha um produto em um site e-commerce e abandone a compra no meio ou no final do processo. Mas o que leva o consumidor a desistir da compra? Os motivos são subjetivos e variados. A boa notícia é que para o segundo caso há diversas soluções e precauções que podem fazer os clientes mudarem de ideia. Veja quais são e prepare-se para não perder mais nenhum cliente!

Frete

Um dos principais vilões da desistência de compras é o valor do frete. Muitos clientes ao chegarem nas etapas finais da compra deparam-se com um custo maior que esperavam e deixam para trás aquele produto que tanto queriam. Para sanar isso, veja se é possível baixar o valor cobrado. Além disso, você pode optar pelo e-Sedex, um serviço dos Correios exclusivos lojas online que oferece tarifas menores do que as de mercado.

E-mail marketing

Aposte na solução de enviar um e-mail marketing até 20 minutos depois de o cliente ter interrompido a compra. Pesquisas afirmam que 5% dos clientes depois de receber um e-mail retornam ao site e efetuam a compra.

Preço

É muito fácil comparar preços de produtos e se os seus estiverem acima da média a chance de perder a venda é grande. Por isso, sempre compare sua tabela com os concorrentes e tente, sempre que possível, tornar o preço mais baixo.

Velocidade

Se o site for muito pesado e demorar muito para carregar as páginas, dificilmente um usuário esperará. Evite isso certificando-se que todas as páginas abrem com menos de sete segundos.

Processo

Não complique as etapas de compra, principalmente a de finalização (quando o cliente já escolheu os produtos e está na parte que insere dos dados para pagamento). Evite pedir informações desnecessárias para não prorrogar a estadia do consumidor por mais tempo do que ele deseja.

Recuperação

Se um comprador desiste em um determinado momento, pode voltar depois e querer comprar novamente. Nesse caso, disponibilize a recuperação do carrinho da última vez que esteve no seu site.

Prazo de entrega

Apresente sempre a quantidade de dias para entrega para que o comprador sinta-se seguro, além de informar o meio pelo qual o produto será entregue.

Condições de pagamento

Essa hora pega muita gente de surpresa. É bem desagradável ou até mesmo decepcionante quando o site não disponibiliza a forma de pagamento com qual ele deseja pagar. Se não tiver uma alternativa plausível, com certeza ele sairá e não voltará mais. Para evitar essa situação, ofereça o máximo de opções possíveis. Além disso, é imprescindível que os cálculos das parcelas estejam visíveis, assim como descontos e o valor do frete.

Segurança

Por último, mas não menos importante, estão os ícones de segurança das transações que devem estar claros no site. Sem eles, o cliente pode não estabelecer um elo de confiança e dificilmente efetuará a compra.Essas dicas foram feitas para que seu negócio prospere ainda mais. Caso reste alguma dúvida, não deixe de comentar na seção abaixo. Boas vendas!

 
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