Quarta, 15 Outubro 2014

Você sabe o que é layout responsivo?

A qualidade de uma loja virtual não é medida apenas pela facilidade com que os produtos são encontrados, ou então pelos preços e prazos de entrega. Em geral, os clientes que compram pela internet valorizam muito mais a experiência de compra do que qualquer outro aspecto.

Entregar uma boa experiência de compra significa prestar atenção em todos detalhes, desde a disposição das imagens de cada produto até a maneira como o layout da loja é exibido em diferentes tamanhos de tela ou dispositivos. Neste contexto surge a importância de se criar um ecommerce que seja responsivo.

Além de incrementar sua vendas, você terá uma loja muito mais amigável aos visitantes.Mas o que exatamente é um layout responsivo? E qual sua importância para as lojas virtuais? Abaixo iremos explorar suas principais vantagens. Acompanhe!

Layouts responsivos

Layout responsivo é uma abordagem de web design destinada a criar sites que sejam amigáveis em qualquer resolução ou dispositivo que o usuário esteja usando. Isso significa que sua página precisa redimensionar todos os elementos (textos, imagens, formulários, dentre outros aspectos) para que caibam em qualquer tela, de forma a não prejudicar o acesso ao conteúdo.

Os layouts responsivos sempre foram importantes para a web, mas ganharam destaque especial quando smartphones e tablets se popularizaram. Atualmente, uma parte respeitável dos acessos advém de dispositivos móveis, criando uma obrigação entre as empresas de oferecer sites, sejam lojas virtuais ou não, adaptadas a qualquer tecnologia.

A importância de um layout responsivo

Conforme comentamos no início do post, a importância de oferecer uma boa experiência de compra para os seus visitantes deve fazer parte de toda sua estratégia de venda. Esse fato, aliado ao crescente número de compras vindas de dispositivos móveis, faz do layout responsivo não apenas um diferencial de tecnologia para o seu ecommerce, mas uma vantagem competitiva.

Adaptar a maneira como você apresenta seus produtos aumenta as chances de compra via smartphones e tablets, mas também diminui a necessidade de investir num aplicativo próprio ou mesmo num web-app. Planejar a construção da sua plataforma desde o início para ser responsiva não aumentará significativamente os custos de desenvolvimento, já que atualmente essa prática já está muito bem inserida nas linguagens de programação e frameworks mais populares da web. Neste cenário de mais vendas sem aumento de custo, não há razão para se abrir mão de um layout responsivo. Mas há outras vantagens envolvidas.

A última atualização do algoritmo de ranqueamento de sites do Google valorizou muito a maneira como as páginas apresentam o seu conteúdo para os usuários. Dessa vez, o principal buscador da internet começa a se preocupar não apenas com palavras-chave e links, mas em construir uma internet mais democrática e de fácil acesso. Ou seja, ter um site responsivo reflete na eficiência da sua estratégia de SEO também.

Ao decidir pela plataforma que hospedará sua loja virtual, considere a importância de se ter um layout responsivo pelo bem da experiência de compra, possibilidade de aumento das vendas e estratégias de SEO. Agora que você sabe o que é layout responsivo, que tal aplicá-lo na sua loja virtual? Depois, volte ao blog para nos contar o resultado!

 
Rua Marechal Cândido Rondon
Nº 1761, Sala 02 CEP: 85801-170
Centro - Cascavel - PR

(45) 3333-6266

atendimento@webgenium.com.br