Quinta, 23 Outubro 2014

Seu e-commerce está preparado para a era mobile?

A agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou neste ano uma pesquisa na qual mostra que 271,1 milhões de linhas de telefone celular foram vendidas em 2013. O número não só impressiona como também reafirma que cada vez mais brasileiros têm acesso à telefonia móvel e, consequentemente, à internet mobile.

Esse cenário mostra, entre outras coisas, que é crucial que toda empresa tenha sua loja virtual apta para efetivar vendas por meio de smartphone, processo também conhecido como m-commerce. E a sua empresa, está preparada para atendar as demandas do consumidor que compra pelo celular? Veja abaixo alguns itens que garantem que o cliente conseguirá fazer um compra em sua loja online. Confira!

Funcionar em diferentes smartphones

Muitas pessoas pensam que o simples fato de contar com design responsivo é o suficiente para garantir que o site que aparece no navegador do computador é o mesmo que vê no celular. Mas não é verdade.

Atualmente, existem várias empresas que fabricam celulares com especificidades distintas, como Apple, Samsung e Nokia, e em cada um deles utiliza um sistema operacional próprio, como iOS, Android e Windows Phone. Essa variedade deve ser considerada pelo responsável pela elaboração sua loja e-commerce, pois ela deve funcionar perfeitamente em todos.

Ter ótima usabilidade

Hoje em dia, as agências produtoras de sites prometem a todos os clientes que a loja funcionará no celular do mesmo modo como opera no computador. Com um rápido teste é possível verificar se a promessa foi cumprida. Veja os itens que devem ser levados em consideração:

  • Certifique-se de que você consegue encontrar todos os botões que precisa para fazer uma compra com rapidez;
  • Confira o tamanho dos botões para saber se não estão muito pequenos, dificultando o clique;
  • Realize o teste em vários browsers.
  • Passar segurança

Apesar da venda de celulares estar em franca expansão no Brasil, ainda há muitas pessoas que não fazem compras pelo aparelho, pois preferem fazê-las pelo computador ou presencialmente. Um dos motivos para isso é não confiar ainda no meio – para muitos é inimaginável comprar um passagem área ou um peça de roupa pelo celular. Uma forma de sanar esse problema é mostrando ao cliente que o site é seguro por meio de avisos e selos do sistema de segurança do qual o site faz uso.

Ser veloz

O cliente quer ter uma ótima experiência de navegação independentemente do dispositivo utilizado. Para isso, a velocidade de resposta do site precisa ser boa, e em celulares essa necessidade é ainda maior, visto que a celeridade da internet para as linhas móveis no Brasil não é eficaz.

Ter um aplicativo

Outro forma de se preparar para vender por celular é desenvolvendo um aplicativo. Vale lembrar que, nesse caso, é preciso considerar que cada sistema operacional exige especificidades diferentes de programações para um mesmo app, o que pode elevar o custo.

Esse caminho, porém, intensificará sua competitividade entre os concorrentes e também será mais um meio para seu clientes realizarem suas compras. Isso, contudo, não isenta sua empresa de seguir as opções citadas acima.

 


 
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