Segunda, 02 Fevereiro 2015

Entenda como utilizar o abandono de carrinho a seu favor no e-mail marketing

Não é raro que um consumidor nas últimas etapas de compra em uma loja online, subitamente, deixe o carrinho sem finalizar o processo. De acordo com o site especializado em pesquisas na área de marketing digital SeeWhy, 99% das pessoas não terminam a compra na primeira tentativa.

A boa notícia é que a possibilidade de estimular que o comprador retorne e efetive a aquisição utilizando e-mail marketing é simples e muito efetiva, além de ser um boa oportunidade para você mostrar um diferencial. Que tal conhecer a prática e melhorar suas vendas? Confira o nosso post de hoje!

Como usar o e-mail marketing pós-abandono do carrinho

Há algum tempo, especialistas vêm apostando no fim do e-mail marketing como meio de comunicação efetiva entre empresas e clientes. No entanto, nunca ele foi tão importante e eficaz para empresas que utilizam e-commerce manter os clientes informados e resgatar aqueles que não concluíram uma compra.

A ideia é simples, porém precisa ser executada com atenção aos detalhes para se tornar efetiva. Basicamente, é preciso enviar um e-mail marketing para seu cliente nos primeiros dez minutos imediatamente após o abandono do carrinho. A estratégia faz parte do escopo de ações do remarketing, que tem como objetivo trazer novamente os clientes para seu site enquanto navegam pela internet.

O retorno de forma rápida é muito importante, pois, dessa forma, evita-se que o consumidor compre o mesmo produto em um site de um concorrente ou mesmo que desista da compra de vez. Por isso, é preciso certificar-se de que o site possui as ferramentas necessárias para detectar e enviar o e-mail com rapidez.

O que o e-mail marketing deve conter

A campanha utilizada na comunicação pós-abandono deve ser bem pensada para garantir um número máximo de retorno. Pesquisas da SeeWhy informam que até 15% dos consumidores que recebem a comunicação retornam imediatamente para efetivar a compra.

Por isso, fique atento aos aspectos abaixo na produção de seu comunicado e para a possibilidade de ofertas personalizadas:

Ofereça caminho rápido para fechar o negócio;

Construa um texto objetivo e chamativo, com CTAs diretos e eficazes;

Use imagens de boa qualidade do produto;

Se possível, ofereça um desconto no produto ou no frete — ou outras condições especiais.

Como reengajar pelo e-mail marketing

Ao efetivar o procedimento do envio por e-mail a empresa demonstra um cuidado com seu cliente, mostra que ele é lembrado e, assim, o torna especial e único. Nas redes sociais é comum encontrar mensagens de usuários elogiando a prática, inclusive nomeando as empresas que a executaram, o que contribui para a imagem das marcas.

Com isso, não só a chance de vender o produto aumenta, mas a marca de seu e-commerce ganha força, tanto nas redes sociais quanto nas preferências de compra dos consumidores.

E você, alguma vez já recebeu uma mensagem em sua caixa de entrada depois de não ter finalizado uma compra? Você já utiliza essa ferramenta no seu e-commerce? Divida conosco sua experiência e vamos continuar essa discussão na seção de comentários!

 
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