Criação de sites em Cascavel, e-mail profissional

Como integrar o seu site com o WhatsApp

Como eu integro o WhatsApp no meu site?

Essa é uma pergunta que recebemos com frequência, e no texto de hoje vamos falar sobre as três principais formas de integrar o seu site com o WhatsApp. Além disso vamos falar sobre as vantagens e desvantagens dessa abordagem e, por fim, quais são as alternativas existentes para comunicação direta entre o cliente que está navegando pelo seu site e a sua equipe comercial.

Qual o motivo de integrar o WhatsApp no seu site? Bom, em primeiro lugar o site é um meio para gerar leads, um lead é uma pessoa que tem interesse em algum dos seus produtos ou serviços. A geração de lead pode ser feita através de landing pages, formulários de contato e chat online. A integração do WhatsApp no site se enquadra na categoria de “chat online”.

O chat online é um recurso que permite o contato imediato entre o cliente e a sua equipe de vendas, isso agiliza o processo de vendas mas, devemos sempre ter em mente que o cliente pode querer um contato fora do horário comercial, então, é sempre importante analisar como esse tipo de situação será tratada. O que nós recomendamos é que fique explícito de alguma forma para o cliente quais são os horários de atendimento e em quanto tempo ele será respondido, com isso não será gerado no cliente um sentido de frustração caso ele inicie uma conversa esperando ser respondido rapidamente em uma tarde de domingo, por exemplo.

O WhatsApp não fornece API de integração direta como site! Essa afirmação pode parecer estranha mas é a mais pura realidade. A única forma de conversar no WhatsApp é usando o próprio serviço do WhatsApp seja ele Web ou no aplicativo. E isso é importante ser analisado pois muitas vezes o cliente está acessando o site em um computador que ele não está logado no seu WhatsApp e, com isso, a comunicação fica prejudicada, sendo nesses casos preferível oferecer um serviço de chat online próprio.

Mas se o WhatsApp não fornece integração então como eu posso usar isso no meu site? Bom, basicamente são três formas distintas de oferecer esse serviço, mas todas elas resultam na mesma coisa, que é a abertura do WhatsApp do cliente no navegador ou no aplicativo.

Primeira forma: Esse é o jeito mais simples de integração que existe entre um site e o WhatsApp. Nele, basta que você coloque no número do seu WhatsApp que foi inserido no site o link para que seja aberto o WhatsApp web.

Um exemplo dessa abordagem pode ser visto aqui no site da Webgenium mesmo. Se você for até o rodapé do site e clicar no telefone: (45) 9 9828-2019 será aberto o WhatsApp do nosso suporte técnico. Perceba que logo abaixo já deixamos claro para o cliente qual é o nosso horário de atendimento por esse meio de comunicação.

Segunda forma: uma segunda forma de integração é utilizando um script para geração de um “balão”, com esse ícone mais aparente o cliente sabe que ao clicar nele será redirecionado para o WhatsApp da empresa.

Terceira forma: esse é um jeito bem inteligente e inovador de utilização do WhatsApp, nele, também é utilizado um script, mas nesse caso o o script “simula” uma conversa inicial com o cliente e, quando o cliente clica no botão para iniciar o chat ele é redirecionado para o WhatsApp web ou mobile.

E quais são as alternativas ao uso do WhatsApp para comunicação imediata entre cliente e equipe de vendas? Existem diversas ferramentas de chat online que podem ser integradas com o site, cada uma delas têm pontos positivos e negativos. Quando o cliente quer utilizar um chat online no site nós utilizamo o Tawk.to, uma plataforma gratuita com recursos bem interessante para comunicação direta.

Hoje, ferramentas de comunicação direta entre o cliente navegando pelo site e a equipe de vendas é um recurso poderoso para geração de leads para o seu negócio. Ficou interessado em integrar o WhatsApp no seu site? Entre em contato conosco e nós da Webgenium podemos te ajudar a fazer essa integração da forma correta.

 

Atendimento

Escolha uma das opções para atendimento:

Chat

E-mail